"Nasa apagou fitas originais da ida à Lua Publicidade" Folha de São Paulo em 17.07.09

É pessoal, de fato o armazenamento de materiais audiovisuais antigos já demonstra problemas. O caso ocorrido na Nasa com as imagens da primeira missão à Lua foram apagadas. Nós perguntamos "como assim apagadas?", "um fato como esse não pode simplesmente ser descartado...". Pois é, mas aconteceu, simplesmente gravaram por cima outras coisas que era mais interessantes no momento para economizar.

Aí eu pergunto, será que tanta grana gasta com armamento militar não podia ter um pedacinho que fosse guardado pra comprar fita?! Ironico que um país tão rico justifique como gasto a compra de fitas para documentar suas missões e etc.

Quem dizia que a Lua nunca foi visitada agora ganha força, podem falar a vontade que essa foi uma desculpa para não mostrar como o homem chegou ao nosso satélite natural.

O registro sempre teve um grande problema que é a questão do armazenamento. Como guardar fitas gravadas há tanto tempo? Como não deixar que o tempo vença a química que compõe as fitas magnéticas?

No caso da Nasa, talvez a cópia para outra fita seria a solução mais simples. Daí com o passar dos anos, a alternativa do digital já seria uma realidade e assim não se perderiam imagens e outras informações sobre o avanço tecnológico do homem.

Hoje, o cinema enfrenta os mesmos problemas. Vários filmes já foram perdidos e, sem mais volta, deixam de fazer parte do riquíssimo acervo nacional. Isso aconteceu com Silvino Santos, o primeiro a documentar imagens da Amazônia e do estilo de vida da cidade de Manaus pelos idos de 1890. Para se ter idéia de como era importante, as imagens que Silvino produzia eram reveladas no meio selva, dentro de troncos de imensas árvores. Isso mesmo no meio da mata amazônica!

Não indo muito longe, quem trabalha com vídeo sabe que as alternativas de armazenamento de material não são tão baratas assim e são passíveis de problemas técnicos. Eu mesmo já perdi quase tudoque fiz quando comecei a trabalhar com vídeo (somente há 5 anos!!!) porque o dvd mesmo guardado em condições ideais apresenta falhas no momento da reprodução. Acontece.

Até a internet, que hoje é considerada mais um depositário, apresesenta muitas falhas como desaparecimento de sites, portais que travam, arquivos que se corrompem e por aí vai.

Nada é totalmente seguro ainda. Pode acreditar.


0 comentários: