Joel Zito Araújo


Fui num evento aqui na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF - onde faço pós), segundo Colóquio de Diásporas Africanas.
Fui pq a primeira palestra era de um cara que admiro e queria conhecer há um tempão. O melhor de tudo estava por vir.

Joel chegou tranquilo, parecia que ia bater um papo. Foi assim que iniciou a palestra.

Falou sobre a "teoria do branqueamento", gostei muito. A idéia de que a mídia trata como normal a idéia de que negros são minoria, mesmo sabendo que a maioria da população é negra nesse país. Foi mais longe, falou sobre os primeiros antropólogos que disseminaram a idéia de miscigenação. e por aí foi...

Lá pro final, o Joel respondeu várias perguntas do pessoal sobre cinema e outras coisas, inclusive a minha sobre o Cinema Feijoada de Jeferson De...

O que aconteceu de extraordinário foi que Joel começou a falar sobre filmes. Quando ele citou o primeiro, não lembrava o nome. Aí eu falei "Amarelo manga, de Cláudio Assis", pronto, primeiro ponto!
Depois ele citou uma atriz desse filmes, e pra variar num lembrava o nome. Eu mandei "Leona Cavalli, outro ponto! Aí depois segui normal. Na última referência um filme do Spike Lee, por sorte eu tinha visto esse filme com Bruhna (minha noiva!). Mandei de novo acho que foi "o assalto perfeito"ou coisa parecida. O cara pirou! Já falava fazendo referência a mim, que louco! O Joel Zito falando com minha ajuda, haha!

Por isso que esse grande cineasta merece meu post!

Grande Abraço Joel! A gente ainda se encontra!

0 comentários: